Como aumentar o sinal de WiFi? | Dicas Mix MarcasPostado: 12/07/2023 | Categoria: Como aumentar o sinal de WiFi?

Tempo de leitura: 9 min | Clique aqui para se cadastrar na Mix Marcas

 

Como eu consigo aumentar o sinal de WiFi da minha casa e escritório?

 

A internet sem fio parece mais uma necessidade do que um desejo nos dias de hoje. Seja para trabalho ou lazer, a maioria de nós precisa das funcionalidades da web durante o dia-a-dia. Mantendo contato com amigos, pesquisando para um projeto escolar ou trabalhando de 08 às 18hrs, é difícil imaginar uma época em que a internet não fosse um recurso onipresente em nossas vidas.

Mas não faz muito tempo que quase a metade dos brasileiros nem usavam a web. Na verdade, até o ano 2000, apenas 5,7% da população do Brasil estava online. Em 2020, esse número saltou para 81% [1] [2].

O WiFi é parcialmente responsável por esse aumento dramático porque facilitou o acesso dos usuários à Internet. Na verdade, os pontos de WiFi públicos ajudaram a democratizar a web porque ofereciam uma oportunidade para as pessoas se conectarem em lugares como bibliotecas e cafés.

 

 

 

Mas e o seu WiFi doméstico? A comodidade de ter a internet na ponta dos dedos é importante e, para muitos, esperada. No entanto, todos sabemos que também não há nada mais frustrante do que uma conexão WiFi lenta ou irregular. Uma conexão lenta ou que funciona de forma intermitente pode significar um tempo excessivo de carregamento enquanto você tenta assistir programas e vídeos, o que pode acarretar em carregamentos de sites de forma inadequada e outras interrupções incômodas.

Uma ocorrência aqui e ali não faz muita diferença para a maioria dos usuários. No entanto, com o tempo, esses problemas constantes de WiFi podem deixar qualquer pessoa frustrada o suficiente para querer sair da rede. Se seus problemas de WiFi estão levando você a esse ponto - e o fato de você estar lendo este artigo diz que estão - continue lendo...

 

Quais são as razões para um sinal ruim de WiFi?


Está decepcionado com a velocidade da sua internet? Você acha que a conectividade é irregular em alguns lugares? Não chame um profissional ainda porque você pode aumentar o WiFi em sua casa ou escritório de várias maneiras.

Mas antes de nos aprofundarmos em como consertar o seu WiFi, é útil entender os problemas comuns que surgem com uma conexão de internet sem fio em geral. Aqui estão alguns problemas típicos que você pode enfrentar relacionados ao seu roteador doméstico, provedor de Internet e congestionamento de canal - entre outras complicações.

 

Limitações de dados do ISP


Infelizmente, não há muito o que fazer em relação ao seu provedor de serviços de Internet (ISP), especialmente se você já estiver preso a um contrato por um determinado período de tempo. Ao decidir sobre um provedor de serviços de Internet, preste atenção aos termos e condições. Por quê? Porque escondida nas letras pequenas pode estar uma política que permite que a empresa acelere a velocidade para usuários que ultrapassam uma certa quantidade de uso de dados.

Por exemplo, você pode ser classificado como um "usuário de Internet de alto volume" se estiver transmitindo muitos vídeos de alta definição. Se houver um limite específico definido pelo seu provedor de Internet que você exceda, a empresa de internet poderá diminuir a velocidade da sua internet até que ela seja carregada em um rastreamento.

Se você descobrir que há um limite para baixar conteúdo em seu contrato de serviço, a sua melhor aposta é trocar de provedor, a menos que você possa controlar o uso de dados para permanecer dentro da velocidade de conexão rápida.

 

 

Alcance da rede sem fio


Certifique-se de conhecer o campo máximo de alcance do seu roteador, pois isso pode afetar a capacidade de conexão dos seus dispositivos, bem como a qualidade da conexão. O seu sinal WiFi se estende em uma série de círculos concêntricos que emanam do roteador. À medida que você se afasta, o sinal fica mais fraco.

A maioria dos roteadores pode ter uma extensão entre 30 e 45 metros. A embalagem e o manual do seu roteador devem fornecer o número específico. Se você perdeu esses itens, procure o número do modelo na internet para encontrar seu alcance.

Mova os dispositivos para mais perto do roteador se você suspeitar de um problema de alcance ou mova o roteador para um local mais centralizado.

 

• Obstruções:

Móveis, paredes e eletrodomésticos podem afetar negativamente o sinal do seu roteador. Posicione o roteador de modo que fique o mais livre possível de obstruções. Isso não significa que você tem que derrubar paredes, no entanto. Basta usar o bom senso e não colocar o roteador em um armário ou atrás de móveis grandes. Tente colocar o roteador em uma prateleira alta em vez de em qualquer lugar baixo para ter a melhor chance de enviar um sinal de alta qualidade e sem impedimentos.

• Muitos dispositivos:

Você já notou que, quando está trabalhando em um café cheio de pessoas ocupadas digitando em seus notebooks, a conexão com o Wi-Fi é extremamente lenta e irregular? Há uma razão para isso.

Redes domésticas e muitos hotspots públicos utilizam um único ponto de acesso sem fio. Este ponto de acesso tem limitações sobre quantas pessoas e dispositivos podem ser conectados a ele ao mesmo tempo. Se houver muitas pessoas ou dispositivos, a conexão pode cair ou não ser confiável.

Você pode até ter experimentado maximizar suas habilidades de internet em casa se já teve vários dispositivos conectados ao Wi-Fi enquanto baixava um vídeo ou assistia à Netflix. O ponto de acesso fica sobrecarregado e cria atrasos e interrupções irritantes para o usuário final. Existem maneiras de resolver isso, no entanto, discutiremos isso mais adiante.

 

Como faço para diagnosticar problemas com meu sinal WiFi?


Então, se você está tendo problemas com sua conexão e deseja melhorar a velocidade do seu WiFi, pode estar se perguntando por onde começar sua jornada para solucionar problemas de sua conexão WiFi e resolver seus problemas de Internet. Abaixo estão algumas de nossas dicas para corrigir seus problemas na web.

 

 

 

Problema: Minha conexão está lenta
Sua internet é mais lenta que um bicho-preguiça caminhando? Experimente estas soluções rápidas.


Solução 1: Mude a posição do seu roteador
Conforme mencionado anteriormente, o seu roteador deve estar na posição mais alta possível, em um local central na sua casa. Mantenha o seu roteador a vários metros de distância do modem.

Se você achar que está muito longe do seu roteador - uma temida zona morta - tente manter uma linha direta de visão entre o roteador e seu principal item conectado à Internet, como o seu notebook. É simples: se você puder ver o seu roteador, isso significa que o sinal WiFi não está sendo obstruído por paredes.


Solução 2: Aproxime os seus dispositivos do roteador ou use um extensor de alcance
Se você suspeitar de problemas de alcance, aproxime o seu dispositivo do roteador real. Ou você pode usar um extensor de alcance ou amplificador para adicionar cobertura a pontos de sinal fraco em sua casa.


Solução 3: Verifique se há interrupções de sinal
O seu roteador pode usar o canal sem fio idêntico (2,4 GHz) como outros itens sem fio em sua casa, resultando em um sinal de Wi-Fi atenuado.

Para estimular um sinal mais forte, mova ou desligue qualquer um dos itens abaixo:

Telefone sem fio
Microondas
Monitores de bebês
Alarmes de segurança
Controles remotos de televisão
Controles automáticos de portões de garagem

Solução 4: Verifique se o seu roteador está usando o melhor canal
A maioria dos roteadores modernos são duplos-band para que eles apresentem um canal de 2,4 GHz e um canal de 5 GHz. Tem um roteador de banda dupla? Se não for definido automaticamente, escolha o WiFi de 2,4 GHz para alcance máximo.

Para se conectar à sua rede WiFi, abra o menu WiFi do seu computador ou celular. O canal de 2,4 GHz será simplesmente o nome da rede WiFi e o rótulo do canal de 5 GHz terá um “5 GHz” ou “mídia” em seu rótulo.

Com o canal de 5 GHz, você experimentará downloads mais rápidos e internet confiável. A principal desvantagem é que o alcance do sinal é drasticamente reduzido para entre um terço e metade do alcance de um canal de 2,4 GHz.

Leia Também




Comentários

Receba Novidades

Você está se cadastrando para receber e-mails de
promoções e lançamentos.

Atendimento Online